quarta-feira, abril 11, 2007

Reconhecer o que é tão real


"Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer."


Como é presente esta passagem!

Cristo já ressuscitou e no entanto não o consigo reconhecer. Ele caminha a meu lado, está presente em todos os momentos, no trabalho, nas obrigações, nos passatempos... e no entanto, chego ao fim do dia e não sou capaz de perceber onde é que Ele esteve ou como.~

Este é o drama, para mim, da Páscoa. É que no fundo passo a vida quase tão desanimado como aqueles discipulos iam, só por não perceberem a presença mais próxima do que nunca de Jesus.

Um momento para desanimar ou para confiar mais?

A confiança na ressurreição é essa certeza que Jesus está presente em cada cenário do dia-a-dia: com os amigos, na rua, nas dificuldades, nos momentos mais animados. Isto porque ele não está propriamente nas coisas nem nos sitios mas está em mim, ou comigo. Basta o simples facto de eu estar para Ele estar.

Como reconhecê-lo? Estando muito atento e percebendo nas entrelinhas que tudo o que se diz pode de alguma forma ser um sinal real da sua presença.

E esperar que os olhos se vão abrindo aos poucos e o comecem a ver mesmo ali lado a lado.