sexta-feira, dezembro 07, 2007

Esquerda ou Direita?


Nunca tinha pensado nisto desta forma mas duas coisas que li ultimamente fizeram-me ver que realmente tem algum sentido. A questão é: porque é que os partidos hão-de ser de esquerda ou direita? Que eu saiba não existe nenhum partido que se identifique como neutro. Nem tão pouco existe algum partido que lá dentro tenha variedade de pessoas que se identifiquem com as diversas ideologias existentes.
Ora, o que me ocorre é: se os partidos pretendem assumir posição para governar a sociedade e se a sociedade é ideologicamente plural, não devia cada partido em si ser também plural? Que estabildiade ou equilibrio pode haver quando se trabalha no sentido de orientar uma sociedade plural usando uma ideologia específica? Bem sei que a ideia da representatividade nas assembleias é exactamente combater este problema, mas também é certo que não dá resultado porque acaba por haver sempre um domínio de um dos lados. E este domínio vai alternando e a sociedade vai andando aos Ss.
Não posso garantir que funcionaria, mas posso perguntar-me se não seria melhor os partidos serem mistos e identificarem-se não pelas ideologias mas por objectivos e vontades concretas. É que acabamos por concluir que as ideologias não reflectem grande coisa que interesse ao governo concreto.

Voltando às coisas que li. Uma delas foi o FAQ do partido MMS que está a tentar nascer onde dizem: "Para o MMS esses são conceitos que já não se aplicam a uma sociedade contemporânea; estão ultrapassados. O MMS não se revê nessa lateralidade. Essa fragmentação não é saudável ao desenvolvimento social e económico de Portugal.A gestão da convivência dos diversos interesses que uma sociedade abarca, constitui hoje um dos principais desafios à governação moderna. A lateralidade introduz desequilíbrios. " Fico na expectativa da veracidade desta resposta.
A outra foi um agradável artigo no Jornal de Negócios intitulado 'Politica ou Gestão', onde, entre outras coisas interessantes o autor diz: "A origem dos partidos políticos é muito nobre. É a forma escolhida para a representação proporcional da diversidade das correntes ideológicas originadas na interpretação do que deveria ser a melhor organização da sociedade. No entanto, a forma fechada como os partidos defendem a sua corrente ideológica e o desafio constante, fomentado no seu seio, à sua hegemonia e luta pelo poder fazem com que a defesa dos seus princípios crie mais divisão e guerra do que produção de conhecimento, experiência e criação de valor para o progresso das sociedades."

1 comentário:

Kiya disse...

(Como te disse) nunca tinha pensado nisto desta forma, vou ficar a reflectir sobre esta questão e mais tarde poderei, se for caso disso, enriquecer o teu post com uma opinião minha... até breve :)*